Entre os dias 30/01/2023 até 01/02/2023, no Teatro Adamastro, ocorreu a I Jornada de Formação dos Agentes de Apoio à Inclusão de Guarulhos. Evento organizado pela OSC Associação Interação para Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social e Pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, que teve como finalidade capacitar os profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal com temas acerca do desenvolvimento infantil, bem como sobre como ajudar os estudantes com deficiências e/ou transtorno do espectro autista (TEA) em suas atividades de vida diária.

A finalidade do trabalho dos Agentes de Apoio à Inclusão visa o atendimento de estudantes com deficiências e/ou transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente educacional que tem como objetivo incluí-los, olhando suas particularidades, considerando a existência de um ambiente próprio para o seu desenvolvimento, assim como a existência de profissionais nas instituições com formação, para atuar sobre o processo de desenvolvimento de atividades de vida diária, que são atividades relacionadas com o meio no qual se vive, e que muitas vezes são atividades complexas.

Nessa perspectiva, o papel do agente de apoio à Inclusão é fundamental, visto que ampara os educandos com deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) a desenvolverem essas habilidades, organizando padrões de comportamento esperados para uma interação coletiva, favorecendo sua convivência consigo mesmo e com o demais.

Na abertura do evento, contamos com a presença do Secretário da Educação, Alex Viterali, que apontou sobre os avanços conquistados e das melhorias para a acessibilidade e a inclusão social, informando que ampliará o quadro de colaboradores em 2023 com o objetivo de ampliar o atendimento nas escolas da rede.

Também estiveram presentes o presidente da Associação Interação, Francisco dos Reis Oliveira, o Vice-presidente, Paulo Balsalobre e a Chefe do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Patrícia Matildes, bem como os colaboradores da Associação Interação e do Núcleo Batuíra.

As temáticas das palestras estão elencadas a seguir:

• Redes Colaborativas para Promoção da Inclusão
  • Somos Mais do Que Um Laudo: a diferença entre deficiência e transtorno
  • Identidades e Subjetividades: inclusão, estigmatização e preconceito nos espaços educacionais
  • Primeiros Socorros – Teoria e Prática
  • Profissional 5.0

Além de profissionais altamente qualificados para ministrar as palestras, ainda contamos com as apresentações culturais do Projeto de Integração Pró-Autista (PIPA) que fez uma apresentação de Taiko com os jovens que participam do projeto PIPA; e a Companhia de Dança da Casa André Luiz para uma apresentação.

A Associação Interação contratou dois ônibus para buscar os 45 estudantes do PIPA, bem com os 20 terapeutas que iriam acompanhar a apresentação. Vale ressaltar que os ônibus foram contratados com verba própria. Encomendamos flores para os convidados, bem como preparamos um lanche para as crianças e terapeutas do PIPA, bem como para os dançarinos e professores das Casas André Luiz.

Atuamos sempre buscando prestar o melhor serviço ao agente público, para que desta forma possa dar o resultado que cidadão precisa.

Associação Interação

Todos os direitos reservados - Associação Interação, 2022.